Cremoso, colorido e com um sabor incomparável são apenas algumas coisas que podemos dizer deste maravilhoso pudim de abóbora!
Para assinalar o Dia Mundial da Água, escolhemos esta receita feita com água da torneira, que é simplesmente divinal. E tendo em atenção a sustentabilidade ambiental e a utilização de produtos sazonais e locais, não podíamos deixar de usar a nutritiva e colorida abóbora!
Todos os ingredientes deste pudim combinam na perfeição. O coco vem dar-lhe um toque mais exótico, mas que harmoniza na perfeição com o sabor do ingrediente principal.
Se quiser, pode fazer o caramelo com açúcar mascavado ou açúcar de coco e água. Aqui encontra muitas dicas sobre caramelo!
Nada se desperdiça, aproveite a água do banho-maria para regar a horta ou as plantinhas aí de casa.
Se gostar do pudim lisinho, depois de misturar tudo, deixe descansar o preparado. Se, por outro lado, gosta daqueles pudins com furinho, pode pater à vontade e colocar logo na forma. Assim, vai ficar com ar na massa e criar os tais furinhos.
Pudim de abóbora
Aprenda a fazer um cremoso e delicioso pudim!
Ingredientes
- 400 gr abóbora assada
- Água da torneira
- 50 gr açúcar mascavado ou adoçante
- 75 gr coco ralado
- 3 unidades ovos
- 1 colher de sopa amido de milho (maizena) ou farinha de arroz
- q.b. Canela em pó
- Raspa de laranja (opcional)
- Caramelo liquido (opcional)
Passos
- Começamos por partir a abóbora em cubos e colocamos a assar 15 mins a 200ºC.
- Retiramos e adicionamos canela em pó e trituramos tudo até obter um puré.
- Adicionamos o açúcar ou adoçante, os ovos, o coco ralado, o amigo de milho e a raspa de laranja. Mexemos tudo até ficar bem envolvido.
- Colocamos o caramelo na forma de pudim e vertemos a massa para o interior. Levamos ao forno em banho maria com água da torneira (180ºC – 25mins).
- Retiramos e deixamos arrefecer uns minutos antes de virar.
- Servimos assim ou com raspa de laranja e coco ralado. Bom apetite!
Por A Pitada do Pai