Você gosta de nhoque? A versão abaixo dessa saborosa receita foi uma das escolhidas para o Desafio do Chef —quando eu cozinhei ao lado do querido Edu Guedes— e desenvolvida especialmente para a população diabética. Por isso, o ingrediente principal é a batata yacon, que possui baixo índice glicêmico e é uma alternativa aos carboidratos como batata inglesa e macarrão.
Ela ainda estimula a atividade bifidogênica auxiliando na recuperação da mucosa intestinal de diabéticos e também é ótima para controlar o peso, já que 100 gramas de yacon possui, em média, 30 kcal. E, sim, ela também é uma delícia! Por isso, essa receita agrada a todos. Sirva com o molho de sua preferência ou apenas na manteiga.
Ingredientes:
- 1 unidade de yacon média (aproximadamente 150 gramas) sem casca
- 1 e ½ xicara de chá de farinha de trigo integral
- 1 colher de chá rasa de sal marinho
- 1 ponta de colher de chá de noz moscada moída na hora
- 2 colheres de sobremesa de manteiga extra sem sal OU manteiga ghee já pronta
- 1 colher de chá rasa de pimenta preta moída na hora
- ½ colher de chá rasa de canela em pó
- 10 folhas de sálvia frescas
- 1 fio de azeite
Modo de preparo:
- Retire a casca da yacon e corte em cubos. Leve para uma panela com um fio de azeite e cozinhe com água até ficar mole. Escorra a água e processe em um liquidificador até formar um purê. Tempere com sal, pimenta, noz-moscada e canela.
- Espere esfriar, adicione a farinha aos poucos e vá misturando com a mão até que a massa fique tenra e moldável. Não pode ser úmida demais, nem seca demais; o ponto certo é quando apertar e ela estiver com aspecto de “massinha de modelar”.
- Separe em três ou quatro pedaços iguais, faça palitos com a massa usando as mãos e abra até que tenha a espessura de um dedo aproximadamente. Com uma faca, corte em pedaços iguais.
- Ferva uma panela de água com um pouquinho de sal e coloque, com o auxilio de uma escumadeira, uma porção de nhoque. Assim que eles boiarem na superfície, retire-os e disponha em uma tigela.
- Aqueça então uma frigideira, coloque um pouco de manteiga até que derreta completamente, retire o excesso de espuma na superfície. Adicione o nhoque e algumas folhas de sálvia fresca. Deixe que fique dourado em ambos os lados e então sirva.
- Repita esse passo até que finalize todas as porções de nhoque fresco, ou se for congelar, disponha-os lado a lado em um prato para não grudar e apenas repita o passo final no dia que for servir. Sirva com queijo maturado ralado, sementes de girassol, sementes de abobora, raspas de limão ou apenas as folhas de sálvia.
Por Viver Bem UOL