SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Cultura > Couve-flor assada, gratinada ou na panqueca; aprenda

Couve-flor assada, gratinada ou na panqueca; aprenda

A couve-flor é uma hortaliça neutra e leve, que absorve bem o sabor de ingredientes intensos, como especiarias e queijos. Para o dia-a-dia, é possível fazer a couve-flor cozida, grelhada, assada e deixá-la super saborosa.

A chef de cozinha Katty Zapata mostrou ao G1 toda a versatilidade desse alimento e como escolher, lavar e cozinhar a couve-flor. Katty ainda ensinou a fazer três receitas que vão agradar os adultos e as crianças: couve-flor assada, couve-flor gratinada e panqueca com massa de couve-flor.

A couve-flor tem que estar com a cabeça compacta, fechada e com a coloração bem branca, sem pontos pretos. “Se for na feira, ela costuma vir com folhagens. Essa folhagem, se ela estiver bem verdinha e, a [cabeça] bem branquinha é a melhor”, explica.

Corte a couve-flor em toletes e deixe de molho em água com vinagre por cerca de 20 minutos. Depois, passe em água corrente.

Segundo a chef, a couve-flor solta um odor desagradável por conta do sulfato. Porém, segundo ela, é possível reduzir esse odor desagradável no momento do cozimento.

“Para tirar o cheiro, você pode colocar um copo de leite, vinagre, limão, talos de salsão. Qualquer um desses ingredientes você pode colocar na água, no momento que vai cozinhar, que vai neutralizar esse odor”, explica.

Sim, mas é preciso fazer o processo de branqueamento. Ferva a água em uma panela, deixe a couve-flor por um minuto. Retire, coloque em uma tigela com água gelada para parar o cozimento. Coloque em um pote com tampa e leve ao congelador.

Para descongelar, o recomendado é levar diretamente para a panela. “Você a tira congelada diretamente para a panela, para continuar o cozimento ou assar. Depois de cozida, você pode fazer uma salada”, sugere.

Modo de preparo: Corte a couve-flor em pequenos bastonetes cozinhar com temperinhos ou em caldo de legumes com sal. Reserve. Misture o leite e a farinha de trigo. Em uma panela, frite o alho na manteiga e despeje a mistura líquida. Mexa até engrossar. Acrescente a muçarela e, por último, o creme de leite. Se desejar, adicione uma 1 pitada de noz moscada. Jogue a mistura em cima da couve-flor cozida e, por cima, coloque o queijo parmesão ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus até dourar.

Modo de preparo: Corte a couve-flor em bastonetes pequenos. Passe no azeite e na páprica. Tempere com sal e pimenta. Leve ao forno em uma temperatura de 220 graus por cerca de 40 minutos.

“A couve-flor absorve outros sabores, por ela ser neutra. Para quem não gosta muito, a panqueca é uma boa pedida”, recomenda a chef.

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto o óleo. Leve a massa para uma frigideira untada com óleo ou azeite. Frite cada um dos lados, por cerca de três minutos, ou até ficar dourada.

“Ela é diferenciada, não fica com gosto e pode ser consumida com legumes. É um prato que serve pessoas que são vegetarianas ou não, e crianças que não gostam de comer a couve-flor”, disse.

Por G1

Deixe o seu comentário