São Paulo — Os quatro dias da CCXP 2019 (Comic Con Experience) foram recheados de atrações e painéis. O evento, que foi do dia 5 a 8 de dezembro, reafirmou a importância do Brasil para a indústria audiovisual — e não é para menos: 280 mil fãs foram imersos na cultura nerd, batendo o recorde anterior de 262 mil pessoas em 2018.
Isso consolida a versão de São Paulo como o maior evento de cultura pop do mundo — ao menos em público.PUBLICIDADE
Não, você não leu errado: o público brasileiro é maior até que o da original Comic Con de San Diego, que juntou 135 mil pessoas neste ano. Veja também
Os estúdios aproveitaram a quantidade de fãs para divulgar, com exclusividade, trailers e cenas inéditas. A Warner Bros, por exemplo, fechou a noite com a primeira transmissão ao vivo mundial do trailer do filme “Mulher Maravilha 1984”, a Netflix liberou a data da tão aguardada estreia da quarta temporada de La Casa de Papel, a Amazon Prime Video anunciou novas produções brasileiras e Kevin Feige, da Marvel, definiu o evento como “a maior Comic Con do mundo.”
Estimativas dos organizadores do evento apontam que o evento tenha injetado cerca de 265 milhões de reais na economia da cidade e gerado 11 mil empregos diretos e indiretos.
E a data do ano que vem já foi confirmada: de 3 a 6 de dezembro de 2020.
Confira, em números, como foi a CCXP deste ano:
Público
A primeira CCXP em São Paulo aconteceu em 2014 e atraiu 97 mil pessoas. No ano seguinte, o público cresceu 46% e ficou em 142 mil visitantes. Em 2016, um novo salto de 40% levou público da conferência para 196 mil pessoas, se tornando a terceira maior do mundo. Em 2018, foram 262 mil.
Agora em 2019, o público bateu um novo recorde: 280 mil pessoas estiveram presentes no evento.
Convidados
A Mulher-Maravilha Gal Gadot, a diretora Patty Jenkins, o Super-Homem Henry Cavill, o líder da Marvel Kevin Feige, atores de La Casa de Papel e o elenco em peso do filme “Aves de Rapina”: estes foram alguns dos convidados da CCXP 2019.
Ao todo, 15 estúdios e plataformas de streaming construíram estandes interativos, como a Amazon Prime Video, a HBO, o Telecine, a Netflix e a Warner Bros.
Espaço
Neste ano, o evento aconteceu de novo no São Paulo Expo, espaço de 115 mil m².
35 lojas especializadas em produtos geek e 55 marcas venderam seus produtos no local, com um faturamento estimado de 52 milhões de reais.
Perfil e renda
Das 280 mil pessoas que passaram por lá neste ano, 51% eram homens e 49% mulheres. Em relação à idade, 66% dos visitantes tinham entre 15 e 34 anos. Em média, quem passou por lá gastou 325 reais.
Os paulistas representam 72% do público, seguidos por cariocas, mineiros e paranaenses. Ah, e 70% de quem mora no estado de São Paulo não são da capital.
Exame