SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Cultura > Casa das Rosas celebra 17 anos como um museu de poesia e literatura!

Casa das Rosas celebra 17 anos como um museu de poesia e literatura!

Construída nos anos 30, a charmosa Casa das Rosas funciona há 17 anos como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. Para marcar o aniversário da instituição, o belo jardim do museu recebe a programação “Paulista Poética” entre os dias 4 e 11 de dezembro. Algumas atividades também são transmitidas online. E o melhor: é tudo grátis!

Aniversário da Casa das Rosas

Vale lembrar que o casarão está fechado para reforma desde outubro, com previsão de reabertura só em 2023, mas as instalações externas da casa devem receber atividades culturais durante esse tempo.

#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? ❤

O que vai rolar no aniversário da Casa das Rosas?

Entre os destaques da programação, está uma edição especial do sarau A Plenos Pulmões, idealizado pelo poeta e articulador cultural Marco Pezão (1915-2019). O evento, atualmente sob a curadoria de Paulo D’Auria, acontece no sábado, dia 4 de dezembro, às 17h. Na ocasião, apresentam-se poetas interessados em mostrar seu trabalho autoral e acontece um lançamento especial do coletivo Poetas do Tietê.

Outra atração é a inauguração, no domingo, dia 5, a partir das 10h, de dois murais de graffiti realizados por 22 jovens que frequentam os ateliês de artes gráficas das Fábricas de Cultura na Vila Nova Cachoeirinha e Diadema, orientados pelos arte-educadores Jardélio Santos e Pixote Mushi.

Os painéis, que começaram a ser pintados em outubro, estão instalados em frente aos tapumes de obra que circundam a Casa das Obras. As obras devem ficar expostas pelos próximos seis meses para reforçar a ideia de que o museu é vivo – mesmo sob reforma – e para representar as diversas manifestações artísticas que já passaram por ali.

Já a exposição “Rearquiteturas da Memória”, aberta no dia 10 de dezembro, tem a proposta de contar a partir de fotografias a história do casarão, e da preservação e utilização do espaço e até do atual processo de restauro. A mostra tem curadoria de Ivanei da Silva, e pode ser conferida todos os dias, das 7h às 22h, no jardim.

E, para quem quiser conhecer um pouquinho mais sobre o processo de restauração da Casa das Rosas, vai rolar um bate-papo online no dia 10 de dezembro, às 19h, com os responsáveis pela obra.

O restauro busca recuperar as características originais do imóvel inaugurado em 1935, além de atualizar os sistemas elétrico e hidráulico, ampliar a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida e aprimorar a funcionalidade do espaço.

Curtiu? Então, confira a programação completa da “Paulista Poética – Aniversário da Casa das Rosas 2021”:

  • Sábado, dia 4 de dezembro

17h às 19h – Sarau A Plenos Pulmões, com curadoria de Paulo D’Auria
Lançamento especial do coletivo dos Poetas do Tietê

  • Domingo, dia 5 de dezembro

10h às 15h – Grafite no Jardim, com aprendizes das Fábricas de Cultura Diadema e Vila Nova Cachoeirinha

  • De 7 a 9 de dezembro

18h às 20h – Curso “Textos (Sempre) Políticos sobre o Suporte-Cidade”, com Caio Gabriel
Via Zoom. 200 vagas. Inscreva-se até 7 de dezembro aqui

  • Sexta, dia 10 de dezembro

Abertura da exposição “Rearquiteturas da Memória”.
Visitação: todos os dias, das 7h às 22h

19h às 21h – Mesa de conversa online “O Restauro da Casa das Rosas” , com Celso Nomoto e Antonio Sarasá
Mediação: Ivanei da Silva
Via Zoom. 200 vagas. Inscreva-se até o dia 10 de dezembro aqui

  • Sábado, dia 11 de dezembro

10h às 12h30 – VI Encontro de Escrita Criativa, com Michele Zgiet de Carvalho e Eliane Marques
Inscreva-se até o dia 11 de dezembro aqui | Presencial no orquidário com 15 vagas e pelo Zoom com 200 vagas

Por Catraca Livre

Deixe o seu comentário