Evento único e pluricentenário que acontece na região da Vidigueira, vai reunir cerca de 30 produtores de todo o mundo para dar seguimento à tradicional celebração de Sâo Martinho
O valor do ingresso para participar do Amphora Wine Day é de 10 euros com direito a uma taça da Riedel
Há mais de dois mil anos essa história é contada no Alentejo.
Uma festa que conta com 30 produtores lusitanos e de outras partes do mundo como Geórgia e Itália, serão o destaque no Amphora Wine Day. O evento acontece dia 13 de novembro, atraindo milhares de visitante para festejar São Martinho.
Candidato a Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade, o Vinho de Talha português traz características específicas, que refletem terroir e cultura originais, onde Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Japão e Suécia ocupam a fila de espera para receber esse tipo de vinho.
O evento Anphora Wine Day nasceu em 2018 e é a grande iniciativa que reúne cerca de mil pessoas na Herdade do Rocim (produtor desse tipo de vinho desde sua origem). O Vinho de talha soma 200 mil euros na produção da Herdade do Rocim com 10 mil garrafas de vinho branco e 10 mil de tinto e só cresce nos últimos anos.
“Estando na região com maior tradição do Vinho de Talha em Portugal, na Vidigueira, onde se produz este vinho há mais de 2 mil anos, e acreditamos que fazia todo o sentido organizar um evento que celebrasse o uso das ânforas. Começou por ser um evento que ajuda a preservar esta prática milenar, mas acreditamos que aqui há um extraordinário potencial para dar ao mundo do vinho e os números têm-nos mostrado isso mesmo”, conta Pedro Ribeiro, enólogo e diretor geral da Herdade do Rocim.
Herdade do Rocim prepara sua adega para a abertura das ânforas e apresentação das novas safras
Um dos produtores mais tradicionais do Vinho de Talha é a Herdade do Rocim. Localizada entre a Vidigueira e Cuba (baixo Alentejo), a vinícola conta com 120 hectares, dos quais 70 são de vinhas e 10 de olivais. Ambos cultivos biológicos com certificação – sendo comercializado 1 milhão de garrafas em Portugal e mais 39 países.
Os produtores: Mariana, Olho de Mocho, Herdade do Rocim, Grande Rocim e Vale da Mata estão presentes na Alemanha, Estados Unidos, Brasil, Angola, Suíça, Bélgica, Japão entre outros. O faturamento previsto para 2021 é de 4 milhões de euros.
O valor do ingresso (adquirido na ticketline) para a edição 2021 do Amphora Wine Day é de 10 euros e inclui uma taça da Riedel. A compra do ingresso no dia na porta da Adega do Rocim vai custar 12.50 euros com a taça.
Para conhecer Vinhos de Talha pontuados das melhores importadoras do Brasil, clique aqui.
Por Revista Adega