SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Cultura > CCXP de SP bate recorde de público e se consolida como a maior do mundo

CCXP de SP bate recorde de público e se consolida como a maior do mundo

São Paulo — Os quatro dias da CCXP 2019 (Comic Con Experience) foram recheados de atrações e painéis. O evento, que foi do dia 5 a 8 de dezembro, reafirmou a importância do Brasil para a indústria audiovisual — e não é para menos: 280 mil fãs foram imersos na cultura nerd, batendo o recorde anterior de 262 mil pessoas em 2018.

Isso consolida a versão de São Paulo como o maior evento de cultura pop do mundo — ao menos em público.PUBLICIDADE

Não, você não leu errado: o público brasileiro é maior até que o da original Comic Con de San Diego, que juntou 135 mil pessoas neste ano. Veja também

Os estúdios aproveitaram a quantidade de fãs para divulgar, com exclusividade, trailers e cenas inéditas. A Warner Bros, por exemplo, fechou a noite com a primeira transmissão ao vivo mundial do trailer do filme “Mulher Maravilha 1984”, a Netflix liberou a data da tão aguardada estreia da quarta temporada de La Casa de Papel, a Amazon Prime Video anunciou novas produções brasileiras e Kevin Feige, da Marvel, definiu o evento como “a maior Comic Con do mundo.”

Estimativas dos organizadores do evento apontam que o evento tenha injetado cerca de 265 milhões de reais na economia da cidade e gerado 11 mil empregos diretos e indiretos.

E a data do ano que vem já foi confirmada: de 3 a 6 de dezembro de 2020.

Confira, em números, como foi a CCXP deste ano:

Público

A primeira CCXP em São Paulo aconteceu em 2014 e atraiu 97 mil pessoas. No ano seguinte, o público cresceu 46% e ficou em 142 mil visitantes. Em 2016, um novo salto de 40% levou público da conferência para 196 mil pessoas, se tornando a terceira maior do mundo. Em 2018, foram 262 mil.

Agora em 2019, o público bateu um novo recorde: 280 mil pessoas estiveram presentes no evento.

Convidados

Gal Gador; Mulher-Maravilha

A Mulher-Maravilha Gal Gadot, a diretora Patty Jenkins, o Super-Homem Henry Cavill, o líder da Marvel Kevin Feige, atores de La Casa de Papel e o elenco em peso do filme “Aves de Rapina”: estes foram alguns dos convidados da CCXP 2019.

Ao todo, 15 estúdios e plataformas de streaming construíram estandes interativos, como a Amazon Prime Video, a HBO, o Telecine, a Netflix e a Warner Bros.

Espaço

Neste ano, o evento aconteceu de novo no São Paulo Expo, espaço de 115 mil m².

35 lojas especializadas em produtos geek e 55 marcas venderam seus produtos no local, com um faturamento estimado de 52 milhões de reais.

Perfil e renda

Das 280 mil pessoas que passaram por lá neste ano, 51% eram homens e 49% mulheres. Em relação à idade, 66% dos visitantes tinham entre 15 e 34 anos. Em média, quem passou por lá gastou 325 reais.

Os paulistas representam 72% do público, seguidos por cariocas, mineiros e paranaenses. Ah, e 70% de quem mora no estado de São Paulo não são da capital.

Exame

Você pode gostar também de
Rita Lee ganhará exposição no MIS em São Paulo
Theatro Municipal de São Paulo inaugura novo tour virtual
São Paulo e suas profundas e diversificadas raízes
Museu Paulista lança hotsite para comemorar os 467 anos de São Paulo

Deixe o seu comentário