SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Cultura > 8 ½ Festa do Cinema Italiano tem edição online recheada de sucessos

8 ½ Festa do Cinema Italiano tem edição online recheada de sucessos

Ma che, bambini? Sim, para alegria dos cinéfilos e das cinéfilas, está chegando mais uma edição online da 8 ½ Festa do Cinema Italiano, que exibe 15 filmes – muitos deles inéditos nas salas brasileiras! E você curte tudo isso de graça, entre os dias 17 e 27 de junho.Ou seja, não dá para perder! Capisci?

8 ½ Festa do Cinema Italiano

Para conferir essa programação incrível, basta acessar o site do festival. Os filmes são exibidos por meio da plataforma Looke, basta preencher um rápido cadastro. Fique esperto(a), pois as sessões acontecem em horários específicos e cada título fica disponível por apenas 24h.

Logo na abertura, no dia 17h, às 18h, tem o inédito “As Irmãs Macaluso” (2020), de Emma Dante, que acompanha as irmãs Maria, Pinuccia, Lia, Katia e Antonella da infância à velhice. Elas foram criadas em um apartamento no último andar de um prédio nos arredores de Palermo.

O lar antigo carrega os sinais da passagem do tempo para aquelas pessoas que cresceram no local e para as que ainda vivem por lá. É a história daquelas que vão embora, das que ficam e das que resistem.

A trajetória de um dos mais surpreendentes artistas italianos do século 20 pode ser conferida no drama “A Vida Solitária de Antonio Ligabue” (2020), de Giorgio Diritti. No enredo, Antonio vive durante anos em uma cabana à beira do rio sem nunca ceder à solidão, ao frio e à fome.

O encontro com o escultor Renato Marino Mazzacurati é uma oportunidade de se aproximar da pintura. Este é o início de uma redenção, e ele sente que a arte é o único meio de construir sua identidade.

Se você ama um documentário, não deixe de assistir na 8 ½ Festa do Cinema Italiano à “Era uma Vez a Máfia”, de Franco Maresco. No aniversário de assassinato de Giovanni Falcone e Paolo Borsellino, os famosos juízes que entraram em guerra direta contra a máfia, o diretor revisita de forma sarcástica e grotesca a memória histórica italiana.

O filme, vencedor do grande prêmio do júri no Festival de Veneza, questiona os ideais propostos pela máfia e que permanecem arraigados na população até hoje, sobretudo na região da Sicília.

Já a comédia “Troca Tudo!” (2020), de Guido Chiesa, é protagonizada por Giulia, que tem 40 anos e vive em estado permanente de estresse. Ela lida diariamente com a incompetência do chefe; com o inútil companheiro que é um pintor sem um tostão; com a amiga egocêntrica e cheia de amores imaginários; e com a balança que não sai do lugar apesar da duríssima dieta.

Giulia tenta ser resiliente e até procura um conselheiro holístico, cujo rosto inexplicavelmente passa a acompanhá-la por toda a parte. Será que ela vai conseguir mudar de vida?

Viva Alice Rohrwacher!

Outra atração da 8 ½ Festa do Cinema Italiano é uma homenagem à Alice Rohrwacher, uma das mais prestigiadas realizadoras do cinema italiano contemporâneo. Você tem a chance de assistir quatro produções dirigidas por ela em uma mostra linda, cujos títulos ficam disponíveis durante todo o evento.

Entre esses trabalhos está “Corpo Celeste” (2011), sobre Marta, uma garota de 13 anos que retorna ao sul da Itália, depois de ter morado 10 anos com a família na Suíça. Na nova vida, ela testa os limites de uma cidade extremamente conservadora e as incongruências do catecismo na Igreja Católica.

Não deixe de conferir também o drama “As Maravilhas” (2014), que venceu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes. Na trama, a jovem Gelsomina vive com os pais e suas três irmãs na bela região da Toscana. A tranquilidade desse lugar cercado pela natureza é perturbada com a chegada de Martin.

Ainda tem vários outros filmões para curtir na 8 ½ Festa do Cinema Italiano. Não deixe de conferir a programação completa do evento e programe-se para não perder nada!

Por Catraca Livre

Deixe o seu comentário