SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Comida > Chef acreano cria massa de capeletti de pupunha com molho de açaí; conheça a receita

Chef acreano cria massa de capeletti de pupunha com molho de açaí; conheça a receita

Do mesmo criador do “sushi acreano”, surgiu mais uma receita que é a cara da Amazônia. O chef acreano Jaire Oliveira criou, a partir do fruto da pupunha, um capeletti amazônico, que é acompanhado por um molho de açaí e recheado com pirarucu defumado.

A receita foi apresentada no Rio de Janeiro e chamou atenção por usar ingredientes abundantes na região. Para a criação do molho, o chef contou com a ajuda de Rosevaldo Souza. A união dos ingredientes deixou o prato, tipicamente italiano, com a cara do Acre e da Amazônia.

“Da pupunha, é mais comum o pessoal utilizar o palmito, mas existe o fruto que também pode ser aproveitado. Comecei a pensar em uma massa que, ela como base, dá para fazer uma infinidade de coisas, desde capelleti a talharim. Para ficar mais amazônico, fiz o recheio de pirarucu defumado e o molho de açaí”, explica o chef.

Prato foi apresentado no Rio de Janeiro  — Foto: Arquivo pessoal

Prato foi apresentado no Rio de Janeiro — Foto: Arquivo pessoal

‘Culinária ancestral

Tradicionalmente, o acreano gosta mesmo de cozinhar a pupunha e comer com um cafezinho, mas o criador da receita enfatiza que a já amada pupunha pode gerar centenas de possibilidades gastronômicas e surpreender com prato inusitado e original.

“Apresentamos a receita no Rio de Janeiro e tivemos uma aceitação legal. É uma forma de mostrar que a pupunha não se come apenas com o café, mas que podemos levá-la, inclusive, para a alta gastronomia para alavancar nossa culinária, aproveitando produtos que temos, de forma sazonal, em abundância na Amazônia”, destaca.

Até dia 4 de junho, o chef acreano vai estar em Vilhena (RO), onde coordena um circuito gastronômico com 22 restaurantes que devem criar durante esse período pratos tipicamente amazônicos.

“Esse encontro é um circuito gastronômico, onde os restaurantes terão que apresentar pratos com coisas amazônicas, algo bem voltado para a culinária ancestral, indígena mesmo e que é a nossa base ainda hoje”, finaliza.

Com molho de açaí, massa é feita com pupunha, fruto bastante conhecido na Amazônia  — Foto: Arquivo pessoal

Com molho de açaí, massa é feita com pupunha, fruto bastante conhecido na Amazônia — Foto: Arquivo pessoal

Por G1

Deixe o seu comentário